Afinal, o que é o Flashback? Saiba Tudo Sobre o Assunto.

Reading time: 2 minutes

O termo flashback é bastante utilizado no nosso dia a dia e refere-se a algo do passado. É um termo que vem do inglês e pode ser traduzido para o português como voltar rapidamente para o passado. Afinal, o que é o Flashback? Certamente você já ouviu esse termo com mais de um significado. Falaremos sobre boa parte deles aqui.

Existem alguns significados. No dicionário, ação ou efeito de lembrar, de reviver uma sensação anterior ou ter uma recordação de algo passado; lembrança; interrupção de sequência cronológica pela interpolação de eventos ocorridos anteriormente. No cinema e literatura, por exemplo, flashback pode ser entendido como um recurso narrativo.

A palavra é usada também quando uma pessoa fica com com um(a) ex-namorado (a), por exemplo. Nesse caso se diz que “rolou um flashback”.

“Primeiramente, nos colocamos no passado em geral, para depois procurar numa determinada região do passado, a lembrança que queremos evocar.” A frase dita por Bergson, filósofo e diplomata francês, ganhador do Nobel de Literatura de 1927, retrata bem o significado de Flashback.

Flashback de volta para o futuro
Flashback com alusão ao clássico De Volta Para o Futuro

Flashback no Mundo da Música

O termo flashback também é designado em linguagem radiofônica, como um gênero de música mais antiga. De todos os significados dessa palavra, talvez nenhuma a retrate tão bem como as músicas. Não à toa, há tempos, os grandes eventos musicais estão relacionados às festas flashbacks. Sejam com DJs ou com grandes artistas das décadas passadas interpretando os grandes sucessos. Esses eventos são incríveis! De norte a sul do país existem festas dedicadas somente aos bailes flashbacks.

festa de flashback
Divulgação: Festa de Flashback

Sabe-se que o período que se refere à música flashback está relacionado com as canções produzidas até os meados dos anos 1980. Talvez aí esteja a grande explicação para tanto sucesso, pois foi um período de grandes produções musicais e artistas inesquecíveis. Se fizermos uma lista de grandes sucessos do flashback, certamente esse artigo não teria fim. Três artigos foram escritos exatamente citando os grandes flashbacks dos anos 70, anos 80 e anos 90.

Mas é possível citar alguns sucessos e artistas consagrados que relembrem décadas passadas e que estão diretamente relacionados com o termo flashback. Dentre elas, as que acho que marcaram época: Bee GeesStayin’ Alive , Michael JacksonDon’t Stop ‘Til You Get Enough, Village PeopleYMCA , Abba – Dancing Queen são alguns flashbacks dos anos 70. Michael JacksonThriller e Billie Jean, Cyndi LauperGirls Just Wanna Have Fun, Stevie B – In My Eyes alguns dos anos 80.

O Que é Flashback? DJ Raul responde no Podflash

Não é a toa que os amantes da discoteca e bailes dos anos 70/80 já associam o termo diretamente com música e dança. São muitas lembranças de músicas, artistas e momentos incríveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *