Dança Flashback: A Era dos Passinhos

Reading time: 2 minutes

Não é difícil chegar num evento flashback e encontrar várias pessoas dançando uma coreografia. Os chamados ‘passinhos’ fazem parte dos eventos saudosistas em todo o país. Amigos de infância, grupos de dança ou até mesmo individualmente, essas pessoas invadem a pista de dança para se divertir dançando os grandes sucessos das décadas passadas com passinhos aprendidos em oficinas de danças, academias ou mesmo em casa. São momentos inesquecíveis resgatando músicas e danças.

Há também aqueles que estão no evento e se arriscam a aprender naquele momento a coreografia. A partir daí, essa pessoa descobre que é possível dançar junto com os outros, numa dança sincronizada, fácil e agradável. Mesmo sendo um público praticamente todo acima dos 50 anos, não é difícil encontrar pessoas mais jovens tentando aprender os passinhos ou somente ficar admirando aquela geração dos seus avôs e pais se divertindo na pista de dança como adolescentes.

dança flashback
Passinho em festa flashback

A Cultura da Dança Flashback em Brasília

No Distrito Federal, diversos grupos oferecem oficinas de danças voltadas aos passinhos de flashback. Um deles é o Coletivo Cultural Grupo AP Crew-DF, que ministra oficina de passinhos ao som de músicas Flashback, totalmente gratuita, todas as quintas-feiras num espaço aberto na satélite de Ceilândia/DF.

Em Sobradinho/DF, três oficinas desenvolvem trabalhos voltados com a dança flashback. O coletivo Figuras da Dança, com o coreógrafo Yago Beirão, a oficina União Charme Dance e o Grupo Soul Charme, que além de oferecer oficina de dança charme e flashback, também faz apresentações em eventos culturais e sociais. Em Planaltina/DF e Planaltina/GO também existem oficinas de dança voltadas para a cultura flashback.

Outros grupos no Distrito Federal realizam atividades de dança relacionadas às músicas antigas. Entre eles temos o Grupo Charme em Movimento, Pegada Black, Suave no Charme, The Light Dance, The Funk Brothers, Seja Charme e outros.

Aprenda um Passinho: CLIQUE AQUI!

grupo de dança AP crew
Grupo AP Crew

A Cultura Flashback em Todo o Brasil

A cultura flashback movimenta os finais de semana em todo o Brasil. A busca pela dança e eventos que tocam os grandes sucessos continua muito forte. Relembrar as décadas que ficaram marcadas como as melhores em produções musicais faz com que os eventos saudosistas estejam na agenda dos grandes eventos espalhados pelo país. E você, já arriscou algum passinho de flashback? Deixe seu comentário!

Leia Também: Os Melhores Flashbacks dos Anos 80

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *