Segue o Baile: Coisas Que Qualquer DJ Odeia

Reading time: 4 minutes

Como qualquer profissão, existem os bons e maus profissionais. Com os DJs não é diferente. Ele precisa sempre estar atento às novidades, acompanhar as tendências, possuir um material de qualidade, ter técnicas e truques para entreter seu público. Saber o momento certo de mudar a música e, quando necessário, falar com o público. Além disso, existem situações nada agradáveis que os DJs enfrentam. Segue o baile: coisas que qualquer DJ odeia.

Por outro lado, o DJ é um profissional e merece respeito como tal. E não são poucas as vezes que ele é tratado de uma forma nada agradável! São várias situações constrangedoras que fazem parte, infelizmente, da rotina dos Disc Jockeys. Pensando nisso, perguntei à vários DJs sobre esses fatos que os deixam descontentes nos diversos eventos que estão trabalhando. A maioria cita situações constrangedoras com o público em geral. Alguns citam questões de organização do evento e também com os contratantes. Alguns relatos se repetem na maioria das respostas e resolvi relatá-los a vocês.

ASSISTA: Você Conhece Esse DJ?

qualquer dj odeia
Coisas que qualquer DJ odeia

Todo DJ já ouviu esse pedido

Em primeiro lugar, a campeã, sem nenhuma dúvida: os convidados ou participantes do evento pedindo música. Depois de preparar todo seu set de acordo com o estilo da festa, o convidado insiste em que se toque algo fora do que está ali programado. Por exemplo, a pessoa pede pra tocar um sertanejo numa festa de Flashback. Há ainda a situação em que a pessoa puxa o DJ pelo braço insistentemente, seja para pedir música, tirar foto ou ouvir a próxima música no fone. Pra piorar a situação, tem o convidado que já bebeu além da conta e se aproxima do DJ com o copo na mão, tentando cantar a música que está tocando, abraçando o DJ, empurrando, derramando bebida nos equipamentos.

Nessa mesma linha, tem o convidado que leva um pendrive ou celular e pede ao DJ que toque as músicas que ele tem na mão. Certamente o senso de noção está desregulado.

No meio da pista o convidado fazendo gestos de trocar a música para o DJ, ou pior ainda, gestos obscenos. Enfim, essa é mais uma situação desagradável apontada pelos DJs.

Aperta o REPEAT, DJ!

Além de total falta de bom senso, é uma grande falta de respeito com o profissional. Outra coisa que os DJs citam como algo que incomoda é a insistência de alguns para que ele repita uma música. Há tantas músicas excelentes para se tocar numa noite, não há necessidade de tocar a mesma mais de uma vez.

Situações embaraçosas são frequentes: pessoas pedindo para cantar parabéns para um conhecido, pedindo para fazer uma declaração de amor no microfone ou para chamar alguém que se perdeu no evento. Além disso, todo mundo acha que pode mandar no DJ a qualquer momento.

Há também as situações em que os problemas são técnicos. O local onde o DJ foi convidado para tocar apresenta um equipamento de baixa qualidade. O DJ não tem um retorno, o som não tem a potência necessária. Essas questões acabam recaindo sobre o DJ, pois ele está na linha de frente naquele momento e muitos pensam que a falta de qualidade é culpa dele.
As pessoas que trabalham diretamente com o equipamento, como controladores de mesa, técnicos de som, também apresentam as vezes, em menor grau, algum problema com o DJ. Um deles é ficar pedindo pra ele aumentar ou diminuir o volume.

5 coisas que qualquer dj odeia
Segue o Baile: Disc Jockey

Respeito ao colega de profissão

Em alguns eventos, vários DJs são convidados para tocarem na mesma noite. E nesse momento, algumas situações desagradáveis também acontecem. De acordo com o relato de alguns DJs, os colegas de trabalho também causam problemas. Alguns não respeitam o horário do set e ultrapassam o tempo do próximo DJ. Há aqueles que vão tocar em seguida e, bem antes do seu horário iniciar, já ‘invadem’ a mesa com seus equipamentos, atrapalhando a performance do DJ que esta tocando no momento. Enfim, falta de respeito da própria categoria.

LEIA: O Segredo do Sucesso das Festas de Flashback

Como se vê, não são poucos os momentos em que os DJs têm que saber usar o bom senso, a paciência e o jogo de cintura para se manter focado no seu trabalho e não perder a postura e calma necessárias nesses momentos. São mais algumas características necessárias ao profissional que vende felicidade às pessoas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *