LP: O passado e o retorno do disco de vinil

Reading time: 4 minutes

Você já ouviu falar em termos como galvanoplastia? Bolachão? Long Play? Se estivesse vivo, o húngaro naturalizado americano Peter Carl Goldmark estaria muito feliz! Ele foi o responsável pelo aperfeiçoamento do disco de vinil. Era funcionário da Columbia Records, uma gravadora americana. Feliz porque depois de parecer estar com os dias contados após a época de reinado, que durou ate o inicio dos anos 1990, período em que surgiram os CDs, os inesquecíveis bolachões voltaram com força total.

Leia também: A Tradução da Música do Dia

músicas antigas disco de vinil
Disco de vinil

A Fabricação do Vinil

Em 1948 teve início a fabricação de vinil, tomando o lugar do disco de goma-laca, aqueles discos de 78 rotações, e teve fim em 1995. Mas somente em 1951 o LP chegou ao Brasil. E o primeiro recebeu um nome bem sugestivo: Carnaval. Em 2009, a única fabrica, Polysom, retomou a fabricação no Brasil e, por ironia, o processo passou a ser feito a partir de um CD.

Enfim, Se você pesquisar bastante, encontrará muitas informações sobre a história dos discos de vinil, então resolvi falar de um assunto bem legal: a busca pelos bolachões em uma epóca em que adquirir discos era muito difícil. Em primeiro lugar, havia poucas lojas que comercializavam os discos. Não tinha serviços de entregas e a distância era uma das dificuldades. Em segundo lugar, o preço. A busca pelas exclusividades tinha suas peculiaridades. Muitos discos eram importados e, com isso, o preço tinha uma elevação.

A SAGA DAS COMPRAS DE LP

Ricardo Souza, ex-proprietário de casa de festas no Distrito Federal, possuía uma equipe de som com os irmãos quando ainda eram bem novos, na década de 80, e era responsável pela compra dos discos. Até os 18 anos de idade trabalhava de office boy numa loja de turismo e acima de tudo, era apaixonado por música. Gastava o pouco que tinha com discos nacionais que comprava numa loja perto do seu trabalho.

Como a equipe de som com os irmão foi crescendo, passou a viajar para Goiânia, mais especificamente à loja de discos chamada Opus e também para o Rio de janeiro, na Barata Ribeiro, na loja Gramophone, em busca das novidades. “Dava um frio na barriga, pois não podia abrir o disco sem ter efetuado a compra”. Na maioria das vezes ouvia a sugestão do próprio vendedor, que geralmente era um DJ, para fechar o negócio.

Em suma, adquiria os discos lacrados, levava pra casa para, somente lá, abrir e ouvir. Era um misto de medo e surpresa após ouvir a música, pois muitas das vezes levava um LP sem nunca ter ouvido a música! Resumindo, de 10 discos que comprava, 3 ficavam perdidos.

Sonuse equipe de som
Sonuse

As Descobertas

Em um evento no Distrito Federal que envolveria a sua equipe de som Sonuse e a Furacão 2000 do Rio de Janeiro, um fato foi marcante. Viajou até Goiânia numa terça-feira de ônibus em busca de algo que pudessem sobressair, já que em questão de equipamento a Furacão era imbatível. Após analisar bastante os discos, separou uns 10 e nesse meio tinha um até então desconhecido. No dia do evento, quando a música tocou, a galera vibrou. Até a outra equipe de som foi conferir que música era aquela que estava deixando todos em êxtase.

A música em questão era a até então desconhecida Friends, do grupo de Rap e hip-hop norte-americano Whodini. A música virou sensação em todos os eventos e até hoje é tocada nos bailes de flashbacks nos quatro cantos do país.

Um exemplo de outra compra surpresa foi o sucesso de Dan Hartman (I can dream about you). Eles já possuíam um disco do cantor e, quando abriram o disco pra ouvir, ficaram surpresos, porque a música não era nada do que eles esperavam encontrar. Além disso, o disco ficou por um tempo encostado até virar sucesso! Somente depois de se tornar um sucesso é que puderam usufruir da compra.

Concluindo, naquela época, comprar os famosos bolachões importados certamente era uma grande aventura quando se tinha pouca grana. Maior parte da renda adquirida com as festas era para compra das bolachas de petróleo. Aos amantes do Long Play, a melhor noticia é que eles continuam em alta e muitos DJs não abrem mão dessa que é, certamente, uma das melhores invenções do mundo do entretenimento.

Veja Também: Live Solidária Soul Charme

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *