O Melô do Tagarela: 15 Minutos de Puro Sucesso

Reading time: 2 minutes

Em 1979 um Rap americano surgiu, se tornando o principal responsável pela divulgação do ritmo no país, mesmo não sendo o primeiro no gênero. Com três vocalistas se revezando, a música Rapper’s Delight, do trio de norte-americanos Sugarhill Gang, praticamente implantou o estilo rap na transição da década de 1970 para a de 80. Muito conhecida no Brasil como Melô do Tagarela, a canção tem quase 15 minutos!

Muitas músicas surgiram utilizando a mesma batida (base original), ou seja, o mesmo sampler após Rapper’s Delight. Mas o que muita gente ainda não sabe é que a base da música vem de outra banda americana que também fez muito sucesso: Chic, com a música Good Times. Foi lançada pouco mais de um mês antes de Rapper’s Delight e se tornou uma das músicas mais sampleadas da história. De acordo com o site whosampled.com, a música já foi sampleada mais de 200 vezes!

Good Times é uma canção de 1979 composta pelos músicos norte-americanos Bernard Edwards e Nile Rodgers. Foi primeiramente gravada por suas banda, Chic, para seu álbum de 1979, intitulado Risqué. Em agosto do mesmo ano, tornou-se o segundo single da banda a alcançar o número um na Billboard Hot 100.

Leia Também: Os Melhores Flashbacks dos Anos 80

melô do tagarela
Tagarela: que ou aquele que fala muito; linguarudo.

O Melô do Tagarela no Brasil

Como Rappers Delight fez muito sucesso, ficou na cabeça de muitos que as músicas que surgiram depois utilizavam a base do Trio. Exemplos não faltam! No Brasil temos a chamada Melô do tagarela, sendo considerada a primeira a utilizar a base, interpretada pelo showman Miele. Marcelo D2 (Pilotando o Bonde da Excursão), Gabriel, O Pensador (2345678) seguem o mesmo caminho. As músicas “Aserejé” e “The Ketchup Song”, ambas do girl group espanhol Las Ketchup usaram um trecho de “Rapper’s Delight” como refrão, porém com letras diferentes, lembrando somente pela fonética. O grupo feminino brasileiro Rouge, fez uma versão de “The Ketchup Song”, na música “Ragatanga”, com alterações de idioma, mas com o mesmo refrão que lembra o inicio de “Rapper’s Delight”.

Estamos no Insta: Vou no Flash Instragram

A música Rapper’s Delight fala de egocentrismo. Além disso, os três vocalistas, Wonder Mike, Master Gee e Big Bank Hank parecem estar numa batalha de rap onde os principais assuntos da letra são poder financeiro, luxo e sexo, entre outros. A canção, mesmo parecendo não ter fim, agradou muitos e está sempre presente nos bailes de flashback.

Sugarhill Gang

Enfim, um grande sucesso que faz parte das festas até hoje. Além disso, facilmente encontramos esse sucesso em seriados pela TV ou internet. Certamente, fez parte da vida de muitos que estão lendo este artigo nesse momento. Em primeiro lugar, porque se trata de música de qualidade. Mas, acima de tudo, pelo sucesso absurdo que esta música fez no mundo todo. Assim como essa canção, falaremos de mais sucesso aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *